O Dia D da Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora, neste primeiro de maio, levou dezenas de Comitês Populares às ruas, com intensa atividade de diálogo com a população e fortalecendo as lutas lideradas pelas Centrais Sindicais. 

Atos em todas as regiões, nas principais cidades do país, mobilizaram centenas de milhares de pessoas. Para Paulo Mansan, da Coordenação Nacional do MST, a participação ampla representou “um momento muito importante de unidade da classe trabalhadora”.

Confira os destaques das mobilizações dos Comitês Populares no Primeiro de Maio:

Minas Gerais

Os Comitês Populares realizaram uma atividade comunitária no Bairro Solár de Ubá, na cidade de Ubá, em MG, com participação política das mulheres do território e diversão para criançada. 

Em Belo Horizonte, como parte da Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora, os Comitês realizaram o último dia de consulta popular no Plebiscito Popular em Defesa das Estatais de Minas Gerais neste primeiro de maio, engrossando o caldo da mobilização sindical, também no Centro de BH.

Paraná

Em matinhos, na atividade alusiva ao Dia do Trabalhador foram Distribuímos em torno de 800 exemplares de jornal elaborado pelas centrais sindicais e os Comitês Populares. “A receptividade do povo foi magnífica! Com alegria e muitos sorrisos, conversamos com o povo que se aglomerava na orla da praia de Matinhos, comemorando o 1° de Maio nos festejos promovido pela prefeitura local”, explica Eustachia Da Silva, militante dos Comitês.

Goiás

Em Formosa, a Rede Bem Viver dos Comitês de Luta Popular de Formosa trocou ideias com as mulheres trabalhadoras e com os homens trabalhadores da cidade sobre a atual conjuntura e perspectivas futuras. Foram 7 reuniões com rodas de conversa nos comitês populares de Luta de Formosa.

São Paulo

Na capital paulista, a Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora no Primeiro de Maio foi uma Jornada de solidariedade na Cozinha Popular do Rio Pequeno, com distribuição de refeições e alimentos saudáveis. 

Ceará

Em Eusébio, houve ato promovido por dois Comitês, em que foram lançadas pré-candidaturas de dois nomes que irão compor a chapa à vereança do PT no município. Na ocasião foi feito uma conversa a respeito do dia do trabalhador e da trabalhadora.

Pernambuco

No Recife, no ato unificado em Brasília Teimosa, teve destaque a participação dos Comitês Populares. “O primeiro de maio foi um dia muito marcante, onde tivemos vários Comitês Populares, junto com os movimentos sociais e sindicais que se somaram aqui em Brasília Teimosa, pra comemorar o dia do Trabalhador e da trabalhadora para, e pautar nossas reivindicações para o Governo Federal. Um momento muito importante de unidade da classe trabalhadora”, avalia Paulo Mansan, do MST.

Distrito Federal

O Fórum dos Comitês Populares de Luta do DF e Entorno esteve presente à celebração do 1o de maio das Centrais Sindicais, na Esplanada dos Ministérios.

Rio de Janeiro

Os Comitês de Luta do Sul Fluminense participaram do ato na Feira da Sessenta, em Volta Redonda. No foco da Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora, a banquinha dos Comitês focava também nos Programas de governo que devem ser divulgados para chegar à população alvo. 

Rio Grande do Sul

O Comitê Popular de Guararema organizou uma tarde cultural com doações de mudas de árvores, livros, café com broa e frutas, além de apresentações musicais, exercícios de ioga, e ciranda de roda. O evento foi na praça da Paróquia São Bento, no jardim Parateí, e teve ampla participação da comunidade local.

Rio Grande do Norte

Os Comitês Populares e militância dos movimentos sociais no Rio Grande do Norte participaram de um bonito ato que aconteceu em Natal, seguindo da Praça Cívica até a Praia do Meio. Além da caminhada, também houve distribuição de jornais da Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora.