Os Comitês Populares de todo o país estão mobilizados numa Campanha Emergencial de Solidariedade ao Rio Grande do Sul. Em diversos pontos, estão sendo arrecadados mantimentos, roupas, calçados, ração para animais, além da arrecadação financeira via pix que devem ser destinadas às Cozinhas Populares de onde o Movimento Sem Terra destina milhares de Marmitas Solidárias todos os dias no estado atingido pela catástrofe socioambiental.

Confira no Giro dos Comitês especial Solidariedade de Classe

Distrito Federal

O Comitê Marisa Letícia, do PT no Congresso Nacional, intermediou junto ao Governo o envio de uma carreta de doações da  Empresa Rodízio Caminhões Comércio e Transporte, de um empresário sensibilizado que procurou o Comitê para o envio de diversos itens, como alimento e água. 

“O Comitê ainda está integrando outras ações de Solidariedade. Estamos divulgando e contribuindo com campanhas do MST, dos Comitês Populares de Brasília, da CUT, e também com campanhas de companheiras e companheiros diretamente no RS”, explica Cláudia Regina, militante do Comitê Marisa Letícia. 

O Comitê do Jardim Botânico também está arrecadando fundos via pix ([email protected]) para ajudar a população do RS por intermédio do MST e as Marmitas Solidárias distribuídas diariamente, inclusive com operativos da Defesa Civil. 

Goiás

Em Minaçú, interior de Goiás, a militância do Comitê Popular Minaçú está se somando com sindicatos e o corpo de bombeiro na Campanha de Solidariedade. “Aqui em Minaçu está se fazendo junto com o Sindicato dos Servidores Públicos e ao Corpo de Bombeiros uma grande arrecadação de roupa, material de limpeza, muito material. Estamos dando apoio ao sindicato, que era uma sede que podia comportar as doações e estamos organizando pra encaminhar pro RS”, informa Agenor Costa e Silva. 

“Aqui conseguimos fazer uma grande arrecadação pra ajudar as pessoas do RS. E vamos continuar na luta arrecadando mais ainda”, garante o militante do Comitê Popular. .

São Paulo

Em Campinas, a Campanha Emergencial de Solidariedade ajudou a rearticularo Comitê de Luta Esperança Vermelha e também acontece junto ao movimento sindical. 

“Fizemos no último sábado uma ação junto a um evento do movimento sindical. Arrecadamos um pouco de roupa, de material de limpeza e de água e vamos encaminhar via Correio essa semana. O Comitê de Luta Esperança Vermelha de Campinas estava parado e, com a Campanha de Solidariedade, estamos retomando as atividades”, explica Ronaldo Hipólito.

Saiba como ajudar

  • Forme um Comitê: forme um Comitê Popular com finalidade de ações de solidariedade, de forma emergencial para o Rio Grande do Sul, mas no longo prazo, com atuação em seu território. 
  • Caixa de Doações: instale uma caixa no seu local de trabalho, estudo, associação, igreja, entre outros para receber as doações de água potável, alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama e banho, ração para pets e roupas.
  • Divulgue a Campanha: envie mensagens para seus amigos, familiares e pessoas próximas informando da instalação do ponto de arrecadação e estimulando doações.
  • Combata fake news: esteja atento! O Rio Grande do Sul também é vítima de uma epidemia de fake news. Pessoas ruins espalham mentiras que dificultam o resgate e as doações para quem está precisando. Para colaborar no combate às fake news, entre no grupo Caçadores de Fake News e tenha acesso a notícias verificadas (clique aqui!).

Os Correios expandiram o recebimento das doações para as agências de todo o Brasil! Com a ampliação, mais de 10 mil unidades em todo o País passam a receber a doação dos diversos itens. Os Correios também são responsáveis pelo transporte desses donativos aos moradores do estado gaúcho, por meio de suas carretas.