Em solidariedade a Benedita da Silva e contra o racismo, sociedade civil pede cassação de Zambelli
Compartilhe:
Uma onda de solidariedade tomou conta das redes sociais destinada à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), vítima de uma fala racista da também deputada Carla Zambelli (PL-SP). A plataforma Para Todos BR lançou um abaixo-assinado destinado ao Comitê de Ética da Câmara dos Deputados exigindo a cassação imediata da parlamentar, que cometeu o crime de racismo.
ASSINE AGORA O PEDIDO DE CASSAÇÃO DE CARLA ZAMBELLI (CLIQUE AQUI!)
“Carla Zambelli, em mais um ato racista, compara Benedita da Silva, uma mulher negra que rompeu as barreiras de uma sociedade racista e elitista, com Chica da Silva, uma mulher que foi escravizada, que conquistou a alforria e, a partir de seu relacionamento com um minerador de Diamantina, ascendeu socialmente, tendo que enfrentar uma sociedade colonial e racista. Tal declaração é inaceitável e representa um ataque direto aos valores democráticos e aos direitos humanos que devem ser respeitados por todos os parlamentares e cidadãos”, adverte o texto do abaixo-assinado.
Benedita é uma referência na luta antirracista e foi a percursora do espaço político ser ocupado também pelas mulheres negras e trabalhadoras. Benedita foi a primeira mulher negra a ser eleita vereadora no Rio de Janeiro, a primeira senadora negra do Brasil, a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora do Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, centenas de parlamentares, políticos, militantes do movimento negro e demais movimentos se manifestaram em solidariedade à Benê. Confira: