As atividades da Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora estão no ponto alto. A semana próxima ao Primeiro de Maio da Classe Trabalhadora é o momento proposto para concentrar a maior parte das atividades, incluindo uma ampla participação nos atos das Centrais em todas as cidades onde houver.

O diálogo popular é a marca das atividades que aconteceram no último final de semana no Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. 

Confira o giro de imagens da Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora:

Sexta-feira (26/04)

No Rio de Janeiro, os Comitês Populares realizaram a distribuição do jornal da Jornada na saída da Estação Antero de Quental, no Leblon. Os trabalhos de diálogo já haviam se iniciado antes, na quarta-feira, quando aconteceu a primeira panfletagem em Ipanema. 

O coletivo Marmitas da Terra, MST, Movimentos sociais, comunidades do Despejo Zero e as irmãs do Centro de Integração Divina Misericórdia iniciaram a preparação para a ação do Dia Internacional dos Trabalhadores em Curitiba que acontece no dia 01 de maio.

Foram 30 toneladas de alimentos descarregados que serão direcionados para as sete cozinhas comunitárias atendidas pelo PAA Cozinhas em Curitiba, um programa do Governo Federal, criado pelo governo Lula, que teve início no ano passado voltado para as cozinhas comunitárias como medida de fortalecimento das políticas públicas de combate a fome no Brasil.

A Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan), de Nova Santa Rita (RS); Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), de Eldorado do Sul; e Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Cooperforte), de Santana do Livramento, entregaram cerca de 36 toneladas de alimentos em mais uma entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operacionalizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em conjunto com as cooperativas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Cozinhas Solidárias e Comunitárias e o Levante Popular da Juventude. O presidente da Conab, Edegar Pretto, participou da entrega de 6 toneladas na Associação de Reciclagem Força e Coragem, que atende 2.091 pessoas.

Sábado (27/04)

Em Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, teve Banquinha do Comitê Popular de Lutas do Sul Fluminense na Vila Santa Cecília

No Distrito Federal, uma série de atividades estão sendo convocadas pela rede dos Comitês Populares. No último sábado os Comitês estiveram em duas frentes de ação: distribuição de material alusivo ao dia da trabalhadora e do trabalhador na Feira da Ponta Norte e na Cozinha Popular Mara do Sol Nascente, uma reflexão de forma especial sobre a realidade vivida por essa categoria e também sobre as dificuldades enfrentadas pela juventude brasileira no mercado de trabalho.

Mas ainda tem muita atividade da Jornada pela frente. Alberto Girardi, do Fórum dos Comitês Populares de Luta do DF e Entorno, faz um caloroso chamado: “Chamamos todo mundo pra nesta terça-feira, de manhã no Jardim Botânico um café da manhã com os trabalhadores e trabalhadoras e no final da tarde a gente vai pra uma “Conversa no Pé do Ouvido”, na Rodoviária de Brasília. Vamo lá minha gente, é hora de mostrar serviço!”, conclama.

“Dia Primeiro tá chegando, dia do Trabalhador e da trabalhadora. É muito importante a gente mostrar força nesse momento, poder falar pra todo Brasil que somos uma classe unida e que vamos defender nossos interesses”, avalia Alberto.

Domingo (28/04)

Na manhã de domingo, na feira de São Sebastião (SP), teve distribuição de material e conversa com os trabalhadores e trabalhadoras. A ação foi organizada pelo PT de São Sebastião, com o apoio do Comitê Popular do Jardim Botânico.

Segunda-feira (29/04)

Em São Paulo, os comitês populares, sindicatos, movimentos sociais e partidos de esquerda realizaram uma grande panfletagem convidando os trabalhadores a participarem do dia do trabalhador na capital paulista. A Jornada Nacional de Luta em Defesa da Classe Trabalhadora , que ocorre em todo o Brasil, segue até o dia 15 de maio.