Em diversas cidades pelo país, os movimentos populares em aliança com os Comitês Populares realizaram neste final de semana ações da Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome. No Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Maranhão foram realizados “banquetaços” e feita distribuição de alimentos saudáveis oriundos de assentamentos de Reforma Agrária.

A organização da jornada é feita pelos Comitês Populares, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Partido dos Trabalhadores (PT), Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Marcha Mundial das Mulheres (MMM), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento dos Trabalhadores e das Trabalhadoras por Direitos (MTD), Movimento Brasil Popular (MBP) e Levante Popular da Juventude.

Confira o giro de mobilizações de solidariedade:

Rio de Janeiro

Atividade da Jornada Nacional de Solidariedade, Combate à pobreza e à fome, na comunidade da Serrinha, Cavalcanti (RJ). A atividade foi realizada em parceria com o Projeto Periferia Viva.

Paraíba

Os movimentos populares e realizaram um evento de lançamento da Jornada Nacional de Solidariedade contra a Fome e a Pobreza, no último sábado (16), em João Pessoa, na Paraíba.

Rio Grande do Sul

O Levante Popular da Juventude do RS, em parceria com o MST, MTD e CUT, organizou e ajudou na realização de festas de natal em diversas comunidades do estado. Foram entregues mais de mil brinquedos e mais de 10 toneladas de alimentos para as crianças e famílias. Foram realizadas atividades em: Cachoeirinha – Vila Anair, Canoas – Bairro Guajuviras e São Lourenço do Sul – Bairro Medianeira.

Em Porto Alegre, diversas organizações estarão unidas para levar alimento a 33 comunidades vulneráveis da Capital.A ação, organizada por movimentos populares, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Levante Popular da Juventude e a Central única dos Trabalhadores (CUT), juntamente com os Comitês Populares de Luta e as Cozinhas Solidárias, distribuiu cerca de 5 mil marmitas nos almoços e jantas de sábado a domingo. Contou também com o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O presidente da Conab, Edegar Pretto, participou da entrega do leite em pó para Cozinha Solidária da Bom Jesus, coordenada pela Tia Bete e Leticia Fagundes
Foto: Katia Marko.

Minas Gerais

Compondo a Jornada Nacional de Solidariedade contra a Fome e a Pobreza, na Zona da Mata mineira, o MST realizou na manhã de sábado (16) distribuição de marmitas ao moradores de rua na Praça da Estação, em Juiz de Fora.

Paraná

Com mais de 400 famílias, a Comunidade Maila Sabrina, em Ortigueira, Paraná, se prepara desde setembro com o cultivo e colheita de melancias para a doação durante a Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome no Paraná.

Comunidade Maila Sabrina doa melancias em ação da Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome

Clesmilda de Oliveira, do acampamento Encontro das Águas, também mostra um pouco de como está sendo organizada a ação de solidariedade em Guarapuava.

Maranhão

Em São Luiz e em Imperatriz, foram realizadas ações da Jornada Nacional de Solidariedade Contra a Pobreza e a Fome. Na cidade do interior, foi realizada uma Ceia Solidária na Sede da Associação de Catadores e Catadoras de Recicláveis.

São Paulo

A ação da Jornada Nacional de Solidariedade e contra a Pobreza e a Fome aconteceu na zona oeste de São Paulo, no Rio Pequeno.