Imagem retangular dividida ao meio, metade cinza metade vermelha, do lado cinza está escrito "Como fazer trabalho de base" e do lado vermelho mãos em punho, uma delas segurando um megafone e o texto "Aprenda em 16 minutos".
Imagem: Reprodução

Se você  tem uma causa mas não sabe por onde começar a se organizar ou faz parte de algum movimento social que busca ampliar sua atuação na sociedade, a série Como fazer trabalho de base, desenvolvida pela Fundação Perseu Abramo, com seis episódios disponíveis no YouTube, foi feita para você. Confira os tópicos abordados e saiba como se tornar um agente público na defesa de direitos e na cobrança junto ao poder público:

  • Por que trabalho de base?
  • Trabalho de base digital
  • Trabalho de base na rua
  • Trabalho de base na eleição
  • Conversa no trabalho de base
  • Como montar um grupo de trabalho de base

A importância do diálogo direto com a população

Quando o assunto é conversa no trabalho de base, é indispensável criar canais de comunicação com as pessoas que compartilham do mesmo problema para fortalecer uma rede que dê início às tarefas.

No entanto, ainda que o trabalho online, nas redes como WhatsApp ou Instagram, seja importante, é indispensável recorrer ao diálogo direto com a população nas ruas.

Entre os exemplos citados na série para colocar isso em prática estão:

  • a organização de um abaixo-assinado para solicitar alguma obra junto à Prefeitura;  
  • colocar uma faixa para que mais pessoas saibam do problema ou até convocar uma manifestação para defender os seus direitos.

Trabalho de base antes, durante e depois das eleições

O trabalho de base tem sido citado pelo presidente Lula como uma das tarefas mais importantes do Partido dos Trabalhadores, mesmo que o país não esteja em calendário eleitoral. Quando se fala em eleição, não é apenas aquela que define cargos no Legislativo e Executivo. Trata-se também de eleições em conselhos, eleições sindicais entre outras.

Todos os vídeos estão disponíveis gratuitamente no YouTube da Fundação Perseu Abramo e podem ser consultados por toda e qualquer pessoa que se interesse pelo assunto e queira causar impactos positivos na comunidade em que vive.

Acesse a série Como fazer trabalho de base: Por que trabalho de base? | Série “COMO FAZER TRABALHO DE BASE”

Clique aqui e acesse a CARTILHA DO TRABALHO DE BASE

Texto: Reprodução Fundação Perseu Abramo, escrito por Henrique Nunes.