Os Comitês Populares do Ceará estiveram reunidos nesta terça-feira, 05, numa grande plenária para avaliar a trajetória e impulsionar novas articulações na atual conjuntura. O espaço teve formato híbrido e contou com a presença do secretário nacional de Economia Popular Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Gilberto Carvalho.
“O evento foi muito bom, presencialmente em torno de 130 pessoas, mais cerca de 45 via zoom, totalizando quase 200 pessoas, praticamente todos os Comitês Populares, com representação de MST, CUT, PT e organizações de base de nosso estado”, destacou Raimundo Ângelo,do PT-CE, um dos organizadores.
Diversas cidades estiveram representadas na plenária: Varjota, Cariri, Itapipoca, Piquet Carneiro, Crateús, Fortaleza, Penaforte, Meruoca, Sobral, Maracanaú, Tianguá, Jaguaribara, Tauá e Pacatuba. Um dos temas que mais se destacou foi o papel das Cozinhas Solidárias na organização de base no estado.
“O governo não muda a sociedade, é a própria sociedade quem se transforma e ao governo cabe não atrapalhar e fomentar essas mudanças. Com isso, é o trabalho no território de conscientização que precisa ser feito”, declarou Gilberto Carvalho aos Comitês presentes.