A Cultura move nosso país! Pra um momento de leveza e seguindo na luta, trazemos as dicas culturais pra esse #Sextou e pro fim de semana dos Comitês Populares. Teatro, cinema, música, a pedida é de cada um e cada uma:

Teatro

Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório circulará de abril a dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal (confira a programação na sua cidade!).

O lançamento do circuito aconteceu nesta quinta-feira, 17/04, em Curitiba (PR), com dois importantes artistas que são homenageados nessa edição: o ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua, e o ator, compositor e diretor musical e capitão de congado Maurício Tizumba.

Amir e o Tá Na Rua participarão desta circulação com o espetáculo “Zaratustra”, uma obra de Friedrich Nietzche, com dramaturgia de Viviane Mosé, Amir Haddad e Máximo Cutrim. Além de oficinas e rodas de conversa em algumas cidades.

“Sem Coração” chega aos cinemas

Depois de construir uma trajetória de destaque entre festivais nacionais e estrangeiros, “Sem Coração”, de Nara Normande e Tião, estreia nos cinemas de todo o Brasil, no dia 18 de abril, através da Sessão Vitrine Petrobras, em pelo menos 20 cidades, pelo projeto de distribuição coletiva financiada pela Petrobras Cultural. O longa chega aos cinemas com preços reduzidos, acompanhado de debates, sessões especiais e eventos com a presença dos diretores e equipe do longa.

O longa se passa no litoral de Alagoas, durante o verão de 1996. Através de uma narrativa sensível e delicada, o filme constrói um retrato da juventude alagoana repleto de complexidades. Na trama, a protagonista Tamara (Maya de Vicq) vive seus últimos momentos com os amigos antes de se mudar para Brasília.

Música Amazônica no topo

Após o álbum TecnoShow de Gaby Amarantos (PA) ganhar o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Raiz, no final de 2023, a cantora Pablo Vittar (MA) abre o ano de 2024 lançando o Volume 2 do já consagrado Batidão Tropical, com uma forte referência na música amazônica e nos forrós nordestinos.

Ouça agora: