Demonstrando muita capacidade organizativa, os Comitês Populares organizam atividades de base de Norte a Sul do país. Seja em panfletagens, rodas de conversa e até café na praça, o tom das ações é de diálogo popular e projeção organizativa para as lutas que se apresentam na atual conjuntura.

Confira o giro de ações dos Comitês:

ESPÍRITO SANTO

No último fim de semana, o Comitê Popular de Vila Velha realizou uma panfletagem durante a festa de Nossa Senhora da  Penha divulgando políticas públicas e como acessá-las. Qualquer pessoa pode realizar para ajudar no combate à fome, miséria, e vários tipos de desigualdade, além de ajudar a informar a sociedade sobre seus direitos.

DISTRITO FEDERAL

A iniciativa no Comitê Popular do Jardim Botânico foi bem convidativa: bolo e café na praça pública para estimular o encontro e o diálogo. Participaram da iniciativa o deputado distrital, morador do Jardim Botânico, Gabriel Magno e a deputada Federal Erika Kokai.

SANTA CATARINA

A iniciativa do Comitê Popular de Palhoça, no interior de Santa Catarina se propõe a ocupar a batalha das redes. O programa Conexão Palhoça já está na quarta temporada e recebeu na última sessão o presidente interino da executiva estadual do PT no estado, Vitor Silveira, sobre os desafios do momento para o trabalho militante. 

“Iniciativas como o conexão palhoça são de extrema importância para os Comitês porque liga as pessoas da nossa comunidade com ações dos Comitês, além de difundir nossas ideias na comunidade de forma mais leve e mais objetiva”, reflete Rafael Baracy, da produção do programa. 

Vale assistir, deixar o like e se inscrever no canal:

RIO DE JANEIRO

No último sábado (06/04), no Rio de Janeiro foi dia de debater questões de mobilidade urbana na reunião do Comitê PT-LEOPOLDINA, com destaque para o trem, transporte crucial para a região. O debate contou ainda com a participação do coletivo Por um Trem em Movimento.

PARÁ

Em mais uma edição, as mulheres do Comitê Popular Marisa Letícia Lula da Silva do Residencial Viver Primavera e Entorno, em Belém, se juntaram para um momento de formação.  A última roda trouxe o tema do empoderamento da mulher negra, alvo da maior carga de exclusão dentro e fora da luta social. 

A roda para reunir as mulheres da comunidade surgiu desde a pandemia, quando Cinthia Monteiro tomou a iniciativa de bater de porta em porta mobilizando no residencial, na intenção de dar escuta às mulheres sobre seus problemas. “Este trabalho de base significa um passo na luta contra a violência contra mulher. Tudo isso vem também oriundo das políticas públicas, da lei Maria da Penha, do Minha Casa Minha Vida”, lembra Cinthia. “É uma comunidade carente de tudo, de formação, de educação, de limpeza urbana, esporte e lazer. E quem leva esse impacto são as mulheres”, explica.

Para elas, até como uma necessidade permanente, o Comitê vai ficar vivo, “não só em época de campanha eleitoral”, alerta. “Temos muito a trabalhar!”, conclui.

Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora

Entre os dias 15/04 e 15/05, os Comitês Populares de todo o Brasil realizam a Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora, com o objetivo realizar atividades nos territórios urbanos para dialogar com as comunidades sobre a situação do país, fazer a escuta dos seus problemas, apresentar a pauta política das forças populares e estimular um processo de organização e participação.

Para dar início ao processo de organização, cada região terá plenárias virtuais participativas, com a presença dos movimentos populares, sindicatos e Comitês Populares. Confira o calendário de plenárias por grande região no país e participe da sua. Saiba mais! (clique aqui)