Os movimentos populares, movimento sindical e os Comitês Populares espalhados em todos os estados do país dão início à Jornada Nacional em Defesa da Classe Trabalhadora, em que se propõe uma série de lutas em defesa da democracia, dos direitos do povo brasileiro, por segurança alimentar e em defesa das políticas sociais do governo Lula. As mobilizações de base devem ocorrer entre 15/04 e 15/05, com foco principal nos dias próximos ao 1º de maio.
Soninha Girardo, do PT e do Secretariado Nacional dos Comitês Populares
“É uma grande Jornada em Defesa da Classe Trabalhadora que vai movimentar as pessoas na sua organização de base, movimentar esse trabalho que as pessoas tem em sua base. Será um processo de conscientização da importância da democracia, da classe trabalhadora e da defesa do nosso governo”.
A intenção é uma grande mobilização popular para fazer as políticas públicas chegarem a seus públicos de destino, particularmente a juventude, alvo de diversos dos novos programas.
“Temos várias pautas sendo trabalhadas num amplo diálogo popular: a segurança alimentar, a defesa dos direitos da classe trabalhadora e a divulgação e efetivação de alguns programas de governo, como o Pé de Meia, o Desenrola, a ID Jovem e a atualização do CADúnico”, afirma Soninha.
Para dar início ao processo de organização, cada região conta com plenárias virtuais participativas, com a presença dos movimentos populares, sindicatos e Comitês Populares. O calendário organizativo iniciou na última sexta-feira (12/04), com a plenária do Sudeste e nesta terça-feira (16/04) e segue: 18/04, Região Norte, 23/04, Região Nordeste, 24/04, Região Sul.
Entre outras atividades, existe a indicação de realização de pontos de distribuição dos materiais gráficos da Jornada, com trabalho de base corpo a corpo abordando a população, além da participação prioritária nos atos do 1º de maio mobilizados pelas Centrais Sindicais. Outra possibilidade de atuação é na distribuição de alimentos em ação de solidariedade. Os Comitês também podem promover saraus, batalhas de poesia, slams, rodas de conversa, rodas de samba, peças teatrais e inúmeras outras atividades culturais.